quarta-feira, 3 de abril de 2013

Capítulo 2 - HÁ UMA SOLUÇÃO

 

alcoolicosAnonimos

Nós de Alcoólicos Anônimos, conhecemos milhares de homens e mulheres que estiveram um dia, tão desesperados quanto Bill. Praticamente todos estão recuperados. Resolveram seu problema com a bebida.

Somos americanos comuns. Todos os setores do pais e varias profissões estão aqui representadas, assim como varias posições politicas, econômicas sociais e religiosas.

Somos pessoas que normalmente não se encontrariam juntas. Mas há entre nós, um companheirismo, uma amizade e uma compreensão indescritível e maravilhosa.

Somos como os passageiros de um grande navio após serem salvos de um naufrágio, quando a camaradagem, a alegria e a democracia se espalham por toda a parte, da terceira classe à mesa do capitão.

Ao contrario do que ocorre com os passageiros do navio, entretanto nossa alegria por escapar do desastre não diminui quando seguimos nossos caminhos individuais. O sentimento de termos compartilhado um perigo comum a todos é um dos elementos desta poderosa massa que nos aglutina. Mas apenas isto jamais nos teria mantidos unidos como estamos agora.

O que aconteceu de extraordinário com todos nós foi o fato de termos descoberto uma solução em comum. Temos um caminho a respeito do qual concordamos unanimemente e no qual podemos nos unir, numa atividade fraterna e harmoniosa. Esta é a grande notícia trazida por este livro àqueles que sofrem de alcoolismo.

Uma doença como esta - e viemos a acreditar que é uma doença - envolve aqueles que nos cercam como nenhuma outra enfermidade humana. Se uma pessoa sofre de câncer, todos sentem muito por ela e ninguém fica zangado ou ferido. Mas o mesmo não ocorre no caso da doença do alcoolismo, pois ela traz consigo a destruição de todas as coisas valiosas. Consome todos os que têm suas vidas de algum modo ligadas ao doente. Provoca incompreensão, enormes ressentimentos, insegurança financeira, aborrecimentos de amigos e empregadores, vidas deformadas para crianças inocentes, pais e esposas tristes - a lista é infinita.

Esperamos que este livro informe e conforte aqueles que são, ou possam vir a ser afetados. Existem muitos.

Psiquiatras altamente competentes, sob cujos cuidados estivemos, consideraram, algumas vezes, impossível persuadir um alcoólico a discutir sem reservas sua situação. Por mais estranho que pareça, esposas, pais e amigos íntimos nos consideram ainda mais inacessíveis.

Mas o ex bebedor problema que encontrou esta solução, que está adequadamente equipado com fatos de sua própria vida, pode, em geral, ganhar a inteira confiança de outro alcoólico, em algumas horas. Antes que se consiga atingir este tipo de entendimento, pouco ou nada pode ser realizado.

Que o homem que faz a abordagem tenha passado pelas mesmas dificuldades; que ele evidentemente saiba do que está falando; que todo o seu comportamento deixe bem claro para o abordado que ele realmente encontrou a resposta; que não tenha atitudes de "sou melhor que você", nada além do sincero desejo de ser útil. Que não há taxas a pagar, nem interesses pessoais, nem pessoas a quem agradar, nem sermões a aguentar - são estas as condições que descobrimos serem as mais eficazes. Após uma abordagem deste tipo, muitos se levantam de suas camas e andam novamente.

Nenhum de nós se dedica exclusivamente a este trabalho; nem acreditamos que sua eficácia seria maior se assim fizéssemos. Sentimos que a eliminação da bebida é apenas um começo. Uma demonstração muito mais importante de nossos princípios é a que damos em nossos respectivos lares, profissões e negócios. Todos nós dedicamos a maior parte de nosso tempo livre ao tipo de esforço que descreveremos adiante. Uns poucos têm a sorte de poder dedicar quase todo o seu tempo a esse trabalho.

Se continuarmos a seguir o caminho por onde temos ido, é bastante provável que os resultados sejam muito bons; mas permaneceríamos ainda na superfície do problema. Aqueles de nós que vivem nas grandes cidades sentem-se impotentes diante da reflexão de que cerca de centenas de pessoas mergulham diariamente no esquecimento. Muitas poderiam se recuperar, se tivessem uma oportunidade como a nossa. Como, então, faremos para levar ao seu conhecimento aquilo que nos foi gratuitamente oferecido?

Decidimos publicar um livro anônimo, expondo o problema assim como o vemos. Para esta tarefa, traremos a combinação de nossa experiência e nosso conhecimento. Nossa intenção é sugerir um programa útil para quem quer que se preocupe com um problema de bebida.

É inevitável que abordemos questões médicas, psiquiátricas, sociais e religiosas. Temos consciência de que estes tópicos são, por sua própria natureza, controversos. Nada nos agradaria mais do que escrever um livro que não contivesse material para discordâncias ou argumentações. Faremos o possível para atingir este ideal. A maioria de nós percebe que a verdadeira tolerância em relação às falhas e aos pontos de vista alheios, e o respeito às suas opiniões, são atitudes que nos tornam mais úteis ao próximo. Como ex bebedores problema, nossas próprias vidas dependem de nossa constante preocupação com os outros e com o modo pelo qual podemos ajudá-los.

Talvez você já tenha se perguntado porque todos nós ficamos tão doentes por causa da bebida. Sem dúvida tem curiosidade de descobrir como e porquê; apesar da opinião em contrário dos especialistas, recuperamo-nos de um estado mental e físico sem esperanças. Se você é um alcoólico que deseja superar esta condição, pode já estar se perguntando:

"O que preciso fazer?"

A intenção deste livro é responder especificamente a tais perguntas. Nós lhe diremos o que fizemos. Antes de passar a uma discussão detalhada, talvez seja conveniente resumirmos alguns pontos, tal como os compreendemos:

Leia o Livro Alcoólicos Anônimos – conheça nossa literatura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e sua partilha, publicaremos o mais breve possivel, queremos saber a sua opinião.