sábado, 11 de janeiro de 2014

COMO FUNCIONA–Livro Azul - Capítulo 5

Capítulo 5

COMO FUNCIONAalcoolicosAnonimos

Raramente vimos alguém fracassar tendo seguido cuidadosamente nosso caminho. Os que não se recuperam são pessoas que não conseguem ou não querem se entregar por completo a este programa simples, em geral homens e mulheres que, por natureza, são incapazes de ser honestos consigo mesmos. Existem pessoas assim. Não é sua culpa, parecem ter nascido assim. São naturalmente incapazes de aceitar e desenvolver um modo de vida que requeira total honestidade. Suas chances são inferiores à média. Existem, também, as que sofrem de graves distúrbios mentais e emocionais, mas muitas delas se recuperam, se tiverem a capacidade de serem honestas.

Nossas histórias revelam, de uma forma geral, como costumávamos ser, o que aconteceu e como somos agora. Se você chegou à conclusão de que quer o que nós temos e deseja fazer todo o possível para obtê-lo, então está pronto para dar alguns passos.

Diante de alguns, nós recuamos. Achamos que poderíamos encontrar um modo mais fácil e mais cômodo. Mas não conseguimos. Com toda a veemência de que somos capazes, pedimos que você seja corajoso e cuidadoso, desde o início. Alguns de nós tentamos nos agarrar a nossas velhas ideias e o resultado foi nulo, até que nos rendemos incondicionalmente. Lembre-se de que estamos lidando com o álcool - traiçoeiro, desconcertante, poderoso! Sem ajuda, é demais para nós. Mas há Alguém que tem todo o poder - este Alguém é Deus. Que você possa encontrá-Lo agora!

Meias medidas de nada adiantaram. Continuamos no ponto crítico. Pedimos a Ele proteção, cuidado, em total abandono.

Eis os passos que demos, e que são sugeridos como um programa de recuperação.

1.Admitimos que éramos impotentes perante o álcool - que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.

2.Viemos a acreditar que um Poder superior a nós poderia nos devolver à sanidade.

3.Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.

4.Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

5.Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.

6.Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.

7.Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.

8.Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.

9.Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-Ias, ou a outrem.

10.Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

11.Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós e forças para realizar esta vontade.

12.Tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem aos alcoólicos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

Muitos de nós exclamamos: "Mas que tarefa! Não conseguirei fazer tudo isto!" Não desanime. Nenhum de nós foi capaz de se manter absolutamente fiel a estes princípios. Não somos santos. O importante é que desejamos crescer espiritualmente. Os princípios acima descritos são guias para o progresso. Nossa meta é o progresso espiritual, e não a perfeição espiritual.

Continua…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e sua partilha, publicaremos o mais breve possivel, queremos saber a sua opinião.