terça-feira, 12 de março de 2013

Celebração da sobriedade

 

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
O médico homeopata Olney Fontes, especialista na doença do alcoolismo: celebração da sobriedade.

imageCuiabá foi escolhida para ser a sede da 18ª Convenção Nacional dos Alcoólicos Anônimos (AA), que acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal nos dias 6, 7 e 8 de setembro.
O médico homeopata Olney Fontes, especialista na doença do alcoolismo e diretor da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos no Brasil (Junaab), esteve na Capital para avaliar os preparativos do evento e fazer um convite para a sociedade cuiabana.
Segundo Olney, a convenção é uma celebração da sobriedade e deve reunir de cinco a oito mil pessoas de todo o Brasil. São também esperados participantes da Colômbia, Peru, Venezuela, Paraguai e Estados Unidos. “O que esse evento representa é que a celebração, geralmente regada a álcool, não precisa disso para virar uma grande festa, que é o que teremos em setembro”, disse.
O início das atividades será marcado por uma cerimônia de desfile de bandeiras e hinos. O que se segue é uma variedade de palestras e reuniões com o tema alcoolismo, abordando a doença e sua superação.
O evento também terá a participação do Al-Anon, associação de parentes e amigos de pessoas com alcoolismo, pois de acordo com Olney, essa é uma doença que afeta não só quem sofre dela, mas todos a sua volta. “O alcoólatra sofre uma transfiguração quando não está sóbrio, podendo ficar agressivo e afetar de forma negativa as pessoas de seu convívio”, diz. Outra situação apontada pelo médico é a amnésia alcoólica, conhecida como “apagão”. Nesse caso, o portador da doença não se lembra de suas ações depois que o efeito do álcool passa.
O AA completou 77 anos no ano passado. Foi fundado em 1935, na cidade de Ohio (EUA), por Bill Wilson, corretor da bolsa de valores de Nova York, e Bob Smith, médico cirurgião. Ambos eram alcoólatras e fundaram a irmandade com o objetivo de compartilhar suas experiências e tentar resolver o problema que tinham em comum.

GERALDO TAVARES/DC - STÉFANIE MEDEIROS - Da Reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário e sua partilha, publicaremos o mais breve possivel, queremos saber a sua opinião.